Equipamentos Culturais
Faz scroll e conhece os equipamentos culturais das Instituições de Ensino Superior dos nossos Associados.
Iscte
Coro Iscte
O Coro Iscte iniciou a sua atividade em outubro de 2015 estando atualmente sob a direção musical do maestro João Barros.
Destina-se a todos os elementos da comunidade Iscte (alunos, ex-alunos, docentes, investigadores e demais funcionários) sendo também aberto a pessoas sem ligação com esta instituição.
Email: coro@iscte-iul.pt
Grupo de Teatro mISCuTEM
Ano de 2001, foi criado o Grupo de Teatro do Iscte…rascunhou-se num papel e fez-se uma palavra que ficava no ouvido: mISCuTEm!
E-mail: miscutem@gmail.com
Vivace – Orquestra de Câmara do Iscte
Vivace Iscte é um projeto musical abrangente, composto por um coro e uma orquestra, que visa a promoção, desenvolvimento e divulgação da produção musical no contexto social.
E-mail: vivace@iscte-iul.pt
Universidade de Lisboa
Aula Magna
A Aula Magna é uma sala única no seu género no país. Foi projetada praticamente desde os primeiros estudos de Pardal Monteiro da década de 1940. A atual fisionomia e lotação, de c. 1600 lugares, deve-se a António Pardal Monteiro, que terminou a obra. À data da inauguração, em dezembro de 1961, foi noticiada nos jornais como a maior sala do país.
Disposta em anfiteatro, foi concebida para que os espetadores pudessem assistir de frente ao desfile do cortejo académico, que, descendo do Salão Nobre pela escadaria, faz entrada pela enorme porta dourada.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/aula-magna
aulamagna@reitoria.ulisboa.pt
Caleidoscópio
Integrado no projeto de requalificação do Jardim do Campo Grande, o novo Caleidoscópio mantém a fisionomia exterior do edifício original, projetado em 1971 pelo arquiteto Nuno San Payo e integra um painel de cerâmica em relevo de autoria da ceramista Maria Emília Silva Araújo. O edifício com 2.700m2 foi inicialmente utilizado como posto turístico.
https://www.ulisboa.pt/info/caleidoscopio
caleidoscopio@reitoria.ulisboa.pt
Convento de São Francisco da Cidade
O Convento de São Francisco da Cidade em Lisboa, foi fundado em 1217 por Frei Zacarias, que três anos antes chegara a Portugal na companhia de Frei Gualter, ambos vindos de Assis. De origem medieval, tendo, porém, sofrido várias intervenções arquitetónicas ao longo dos tempos, o edifício onde se encontra a Faculdade de Belas-Artes da ULisboa, antigo Convento de S. Francisco da Cidade, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4020
Coro da Universidade de Lisboa
Fundado em 14 de Julho de 1961, deu o seu primeiro espetáculo na inauguração do novo Edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa, em Dezembro do mesmo ano. Sem interrupção de atividades, o C.U.L. tem realizado um conjunto imenso de espetáculos e apresentações em praticamente todos os grandes palcos portugueses, pretendendo proporcionar a amadores a oportunidade de fazer e aprender música, assim como divulgar, principalmente, a música portuguesa.
Coro de Câmara da Universidade de Lisboa
O Coro de Câmara da Universidade de Lisboa foi fundado em Maio de 1997 pelo maestro José Robert, que o dirigiu até Janeiro de 2010. Desde Fevereiro de 2010 é dirigido pelo maestro Luís Almeida.
Em 2014, foi membro ativo e integrante do nascimento da Associação Coral da Universidade de Lisboa – A.C.U.L.
Coro Infanto-Juvenil
A existência de um Coro Infanto-Juvenil ligado à Universidade (CIUL) é um acontecimento inédito em Portugal, mas muito comum nas universidades europeias. Constituído por crianças com idades entre os 8 e os 13 anos, o trabalho do CIUL caracteriza-se por um elevado nível de exigência artística e por um modo muito próprio de se apresentar em público através de espectáculos coreografados/ encenados.
Estádio Universitário de Lisboa
O Estádio Universitário de Lisboa, com instalações desportivas localizadas no Campus da Cidade Universitária e no Campus da Ajuda, é o serviço da Universidade de Lisboa que promove o desporto, a saúde e o lazer.
Aberto à comunidade em geral, mas com preços especiais para a comunidade académica, o Estádio Universitário de Lisboa proporciona uma oferta desportiva diversificada e de qualidade.
Ginásio Museu Leal d’Oliveira
Na Faculdade de Motricidade Humana subsiste um ginásio original, projetado de raiz para o edifício, que mantém a sua estrutura praticamente inalterada. O ‘Ginásio Sueco’ foi construído de acordo com a norma vigente na década de 1940.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/ginasio-museu-leal-doliveira
Jardim Botânico da Ajuda
O Jardim Botânico da Ajuda (JBA) foi integrado como infraestrutura de ensino e investigação do Instituto Superior de Agronomia em 1910. O JBA foi fundado em 1768, tendo sido projetado por Domingos Vandelli, botânico italiano, a mando do rei D. José. Instalado nos terrenos do Palácio da Ajuda, o jardim fazia parte de um conjunto, complementado por um Museu de História Natural e por um Gabinete de Física destinado à educação dos príncipes. Os seus objetivos foram, posteriormente, alargados, tendo sido o primeiro jardim botânico em Portugal desenhado com o fim de manter, estudar e colecionar o máximo de espécies do mundo vegetal.
http://www.isa.ulisboa.pt/jba/apresentacao
Jardim Botânico de Lisboa
O Jardim Botânico de Lisboa, que pertence ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), alia uma enorme diversidade de espécies (entre 1.300 e 1.500) à beleza e fascínio dos seus recantos e declives que convidam à sua descoberta demorada.
O Jardim é particularmente rico em espécies tropicais originárias da Nova Zelândia, Austrália, China, Japão e América do Sul, o que atesta as peculiaridades dos diferentes microclimas criados neste Jardim pela implantação topográfica em que se insere.
https://www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/horarios-e-precos
Jardim Botânico Tropical
Situado em Belém, foi criado em 1906 no contexto da organização dos serviços agrícolas coloniais e do Ensino Agronómico Colonial no Instituto de Agronomia e de Veterinária, tendo-se denominado, à data, Jardim Colonial.
A merecer destaque, refira-se a importante coleção de plantas com interesse económico, nomeadamente fruteiras, especiarias e plantas produtoras de fibras, e a notável coleção de Cicadáceas.
https://museus.ulisboa.pt/pt-pt/jardim-botanico-tropical
Laboratorio Chimico da Escola Politécnica
O Laboratorio Chimico pode ser visitado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). Foi construído na segunda metade do séc. XIX para a Escola Politécnica de Lisboa. Foi integrado na Faculdade de Ciências em 1911 e foi intensamente utilizado para o ensino e investigação até 1998. Pela sua monumentalidade, funcionalidade e elegância, o Laboratorio Chimico é uma das joias histórico-científicas da Universidade de Lisboa, da cidade e do país.
https://www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/amphiteatro-e-laboratorio-chimico-da-escola-politecnica
Legado Ventura Terra
O Legado Ventura Terra, um prédio de habitação de rendimento sito na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, foi projetado por Miguel Ventura Terra, arquiteto de renome com vasta obra na capital, que foi também seu proprietário. Recebeu o Prémio Valmor em 1903, destacando-se no exterior pelos frisos de azulejo de inspiração Arte Nova da Fábrica das Devesas, pela cornija em arco, pelas guardas em ferro forjado nas varandas e pela verticalidade das janelas.
O edifício foi legado por Ventura Terra às Escolas de Belas-Artes de Lisboa e do Porto “destinando o seu rendimento líquido para pensões a estudantes pobres das escolas que mostrem decidida vocação para as Belas-Artes”. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/legado-ventura-terra
Laboratório Marítimo da Guia / Forte de Nossa Senhora da Guia
O Laboratório Marítimo da Guia, hoje um polo do MARE (Faculdade de Ciências), encontra-se instalado no Forte de Nossa Senhora da Guia, uma fortificação militar seiscentista erguida numa falésia em Cascais, classificada como Imóvel de Interesse Público. O Forte esteve operacional desde 1646, e após o período das guerras de restauração a sua guarnição foi diminuída, apresentando a fortificação já em meados do século XVIII sinais de degradação (agravados com o terramoto de 1755).
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/laboratorio-maritimo-da-guia-forte-de-nossa-senhora-da-guia
Museu Décio Thadeu
Este núcleo museológico foi criado em 1936, aquando da inauguração das instalações do Instituto na Alameda D. Afonso Henriques. O núcleo inicial era constituído por coleções estrangeiras adquiridas nas principais casas da especialidade e junto de colecionadores europeus.
E-mail: geral@museus.ulisboa.pt
Museu Alfredo Bensaúde
O Museu de Mineralogia e Petrologia Alfredo Bensaúde, localizado no Pavilhão de Minas do Instituto Superior Técnico (IST), é um museu dedicado à mineralogia, cristalografia e petrologia portuguesas e da CPLP.
E-mail: geral@museus.ulisboa.pt
Museu de Engenharia Civil
O ‘Museu de Engenharia Civil’ do Instituto Superior Técnico (IST), inaugurado em 1993, contém um acervo composto por peças relacionadas com a atividade e o ensino no domínio da Engenharia Civil. O Museu conserva a memória histórica relativa à evolução da ciência tecnológica do sector, abrangendo métodos de ensino, tecnologias aplicadas, utilização de equipamentos e suporte de registos gráficos.
E-mail: geral@museus.ulisboa.pt
Museu Egas Moniz
O Museu Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) foi constituído em 1957, um dos núcleos museológicos da Universidade de Lisboa que subsiste até aos dias de hoje. Constituindo-se um espaço dedicado à memória do Professor Egas Moniz, onde se destaca a obra e percurso científico do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia (1949).
https://www.medicina.ulisboa.pt/museu-egas-moniz
Museu Faraday
O ‘Museu Faraday’, que se encontra em fase de organização no contexto da Área Científica de Eletrónica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), reúne um importante conjunto de c. 600 instrumentos e equipamentos científicos históricos, sobretudo dos séculos XIX e XX.
A maior parte do acervo resulta de décadas de ensino e investigação no IST, nas áreas da Física, particularmente Eletricidade e Magnetismo, da Eletrotecnia, da Eletrónica e das Comunicações (Rádio, TV, Computadores).
E-mail: geral@museus.ulisboa.pt
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência tem como missão promover a curiosidade e a compreensão pública sobre a natureza e a ciência, aproximando a Universidade à Sociedade. Essa missão é atingida através da valorização das suas coleções e do património universitário, da investigação, da realização de exposições, conferências e outras ações de carácter científico, educativo, cultural e de lazer.
E-mail: geral@museus.ulisboa.pt
Núcleo Principal da antiga Escola Politécnica
Edifício construído para a Escola Politécnica de Lisboa entre 1857 e 1878, foi Faculdade de Ciências a partir de 1911 até, grosso modo, ao incêndio de 1978 e hoje acolhe os Museus da Universidade de Lisboa/Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUL/MUHNAC), desde a fusão do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (1985) com o Museu Nacional de História Natural (1858) ocorrida em 2011.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/nucleo-principal-da-antiga-escola-politecnica
Observatório Astronómico da Ajuda
O Real Observatório Astronómico de Lisboa, situado na Ajuda, foi mandado construir por D. Pedro V. Foi edificado entre 1861-67 e desenvolveu excelentes competências em trabalhos de Astrometria no séc. XIX e parte do séc. XX, que lhe granjearam reconhecimento internacional. Foi integrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Março de 1995, mantendo a sua estrutura humana própria, onde usufrui de um ambiente científico moderno desenvolvido no meio académico.
Observatório Astronómico da Escola Politécnica
O Observatório Astronómico da Escola Politécnica, localizado em pleno Jardim Botânico de Lisboa (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, MUHNAC), foi concluído em 1898 para apoio ao ensino da Astronomia e para formação a técnicos envolvidos no levantamento topográfico e geodésico da ex-colónias portuguesas.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/observatorio-astronomico-da-escola-politecnica
Orquestra Académica da Universidade de Lisboa
Criada em 2014, a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) é uma orquestra destinada a criar um espaço de convívio e partilha da cultura musical entre todos os elementos da comunidade académica da Universidade de Lisboa que tocam um instrumento.
Pavilhão de Portugal
O edifício do Pavilhão de Portugal foi construído para integrar a Expo’98, tendo recebido o Prémio Valmor nesse ano. Está classificado como Monumento de Interesse Público. Projetado pelo arquiteto Siza Vieira, constitui um marco icónico que subsiste da exposição, estando localizado numa zona privilegiada junto ao rio.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/pavilhao-de-portugal
Picadeiro do Real Colégio dos Nobres
Com construção iniciada em 1763 e entrando em funcionamento volvidos três anos, o Real Picadeiro, de arquiteto desconhecido, é o único elemento arquitetónico que resta no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) do Real Colégio dos Nobres e um dos picadeiros mais antigos do país.
https://www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/antigo-picadeiro-do-colegio-dos-nobres
Tapada da Ajuda
A Tapada da Ajuda é um Parque Botânico de reconhecido interesse, com c. 100 hectares, localizado no interior da cidade de Lisboa, entre o Parque Florestal de Monsanto e o vale de Alcântara. Nela encontra-se um extenso património natural, histórico, arqueológico e arquitetónico, este último dos séculos XVII ao XX.
https://www.isa.ulisboa.pt/visitantes/tapada-da-ajuda
Sala do Conselho e Sala de Leitura, Biblioteca Histórica
Muito possivelmente, a construção terá sido contemporânea ou posterior à do edifício principal, ainda durante o século XIX. Originalmente construída para as reuniões do Conselho Escolar da Escola Politécnica (1837-1911), a designada Sala do Conselho desenvolve-se em dois níveis, com mezanino de ferro forjado e decoração neoclássica, ao gosto da época e ao estilo da decoração do edifício principal. O mobiliário é original, sendo de destacar a monumental mesa em madeira nobre, com tampo revestido a feltro, bem como as 18 cadeiras de madeira e cabedal.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/sala-do-conselho-e-sala-de-leitura-biblioteca-historica
Sala-Museu do ISCSP
A ‘Sala-Museu’ é um espaço musealizado dedicado à história do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, constituído em 2013. O material exposto, composto por c. 200 itens, é diversificado: objetos de natureza variada, documentos, assim como material bibliográfico diverso.
https://www.iscsp.ulisboa.pt/pt/servicos/comunicacao/eventos/visitas-a-sala-museu-do-iscsp
Sala-Museu Professor Marcelo Caetano
A ‘Sala-Museu Professor Marcello Caetano’ é um espaço musealizado, dedicado à obra e à memória do jurista, Professor de Direito e influente político português. O núcleo museológico foi constituído em 2006, resultando de uma colaboração entre a família e a Faculdade de Direito e tem a assinatura do Ateliê de Arquitetura Silva Dias.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/sala-museu-professor-marcelo-caetano
Sala-Museu Professor Paulo Cunha
O núcleo museológico dedicado a Paulo Cunha (1908-1986) foi inaugurado em 2012. Ladeando a ‘Sala-Museu Marcello Caetano’, resulta igualmente de uma iniciativa privada, da família de Paulo Cunha, com o objetivo de constituir neste espaço a memória do professor catedrático da Faculdade, vice-reitor da Universidade de Lisboa e Ministro dos Negócios Estrangeiros.
https://www.ulisboa.pt/patrimonio/sala-museu-professor-paulo-cunha
Universidade Nova de Lisboa
Coro da Universidade Nova de Lisboa
O Coro da Universidade Nova de Lisboa (Coro da NOVA) foi criado em 1988, por então alunos das Faculdades de Ciências Médicas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Faculdade de Economia, da Universidade Nova de Lisboa.
Tem como principal objetivo a promoção e divulgação da cultura e música universais, contribuindo assim para a formação e prática artística dos seus associados. Tem um vasto e diversificado reportório que abrange obras corais sinfónicas do reportório barroco e clássico, polifonia dos séculos XVI, XVII e XVIII, bem como música popular harmonizada de autores portugueses e estrangeiros.
https://www.facebook.com/CorodaNova
http://www.unl.pt/vida-na-nova/cultura
Grupo de Teatro Miguel Torga (NMS | FCM)
Grupo de Teatro Académico sediado na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (NMS|FCM).
O “Grupo de Teatro Miguel Torga” é constituído por mais de 20 elementos, entre alunos da FCM-NOVA e de outras faculdades.
https://www.facebook.com/gtmigueltorga/
GTN – Grupo de Teatro da Nova (AEFCSH)
A ideia que marca o início da construção de um grupo de teatro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa surge em Dezembro de 1990 por iniciativa de quatro membros do agora defunto Teatro Universitário de Lisboa.
Por este grupo já passaram cerca de duas centenas de pessoas, na sua maioria alunos da FCSH/UNL. Pelo grupo passaram, também, vários profissionais de teatro e de outras áreas na tentativa de, fiéis aos nossos princípios fundadores, permitir aos membros do grupo o contacto com várias tendências teatrais e uma experiência o mais diversificada possível.
https://www.facebook.com/GtnGrupoDeTeatroDaNova
https://www.instagram.com/gtn.nova/
Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa)
Biblioteca Universitária João Paulo II
A Biblioteca Universitária João Paulo II tem como missão dar suporte à Comunidade Académica, promovendo pontes com as Faculdades e Unidades de Investigação, através de um diálogo constante, que permitam a adequação dos seus serviços às necessidades dos colaboradores, estudantes, investigadores, docentes, sem esquecer os utilizadores externos.
Desde a sua génese que é uma Biblioteca de livre acesso, procurando através da formação dirigida aos estudantes dos diferentes ciclos de estudo, proceder à sua capacitação e autonomização na utilização dos recursos tradicionais e digitais.
Galeria Amélia de Melo
O espaço da galeria é neutro, adequado à função expositiva, mas reduzido e convencional, de planta retangular e pé direito alto. Pequena caixa opaca, sem vãos para lá da abertura da entrada. Uma cortina funciona como divisória do espaço do (mini-)auditório.
Situa-se no piso 0 do Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II.
Instituto Politécnico de Lisboa
Auditório, ESTeSL
Localizada no Parque das Nações, em Lisboa, e inserida no complexo escolar da ESTeSL/Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) dispõe de espaços e condições adequados para a realização de eventos empresariais, científicos, comerciais, culturais e sociais.
Auditório Vianna da Motta, ESML
O Grande Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, Auditório Vianna da Motta, tem capacidade para 400 pessoas sentadas, com características que lhe conferem versatilidade para acolher diversos eventos culturais, música, conferências, teatro, dança e cinema. Está disponível para marcações mediante análise prévia.
Camerata Gareguin Aroutiounian
A Camerata Gareguin Aroutiounian é uma orquestra de câmara formada por jovens intérpretes da Escola Superior de Música de Lisboa onde está sedeada.
Foi fundada em 2010 pelo o grande violinista Gareguin Aroutiounian (1951-2014).
http://cameratagareguinaroutiounian.weebly.com/
Camerata de Sopros Silva Dionísio
Camerata de Sopros Silva Dionísio é um duplo Quinteto de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa. Tem como Diretor Artístico o Maestro Alberto Roque.
A Camerata começou a sua atividade durante o ano letivo de 2009/2010, sendo um ensemble retirado da Orquestra de Sopros, o qual permitia aos estudantes o contacto com um repertório mais específico. Após esta primeira experiência passou a usar a sua atual denominação, tendo músicos residentes que conferem a este agrupamento uma forte identidade que se pretende duradoura e de referência no panorama nacional.
https://www.facebook.com/cssdionisio/
ClusterLAB Ensemble
Com o ClusterLAB ensemble, Carlos Marecos tem desenvolvido, desde 2011, um trabalho regular de laboratório com obras de estudantes da ESML, bem como com obras de repertório dos séc. XX e XXI.
Com este ensemble, tem sido realizado um trabalho de experimentação em ensaios colaborativos entre os instrumentistas e compositores, trabalho esse que se pretende aprofundar e desenvolver.
https://www.esml.ipl.pt/index.php/orquestras-e-ensembles/clusterlab
Coros da ESML
ESML Brass Crew
A variedade de estilos e o leque de possibilidades tímbricas que um grupo com estas características permite são fortes argumentos para aliciar à composição de nova música para esta formação, sem limites para fronteiras estilísticas. É na base deste ecletismo que pretendemos crescer, em estreita ligação com novas gerações de compositores, promovendo o contacto entre alunos atuais e ex-alunos da ESML, estimulando a partilha de experiências e ambicionando desenvolver objetivos, hábitos e culturas de grupo que contribuam para fortalecer e consolidar a escola de metais em Portugal.
https://www.facebook.com/groups/386821888416068/
Ensemble de Clarinetes
Criado no ano letivo 2012/13, no âmbito da oferta formativa das unidades curriculares de opção da Escola Superior de Música de Lisboa, o Ensemble de Clarinetes da ESML tem por objetivo proporcionar aos estudantes a prática da direção musical de conjunto em formações de clarinetes, podendo integrar solistas de outros instrumentos ou cantores, mediante as necessidades das obras programadas.
https://www.esml.ipl.pt/index.php/orquestras-e-ensembles/ensemble-de-clarinetes
Ensembles de Música Antiga
Espaço Artes – Politécnico de Lisboa
Esta sala tem características que lhe conferem versatilidade para acolher diversos eventos culturais, com especial incidência em exposições e recitais.
Estúdio de Teatro João Mota, ESTC
O Estúdio de Teatro João Mota (Pequeno Auditório) está vocacionado para apresentações de espetáculos teatrais e/ou de dança. Dispõe de 68 lugares e de infraestrutura técnica de luz e som.
Grande Auditório, ESTC
Com 350 lugares sentados, o grande Auditório da ESTC permite a realização de diversos tipos de eventos tais como: peças de teatro, espetáculos de dança ou musicais e concertos, bem como projeção de filmes. Permite também a realização de congressos e conferências.
Grupo de Percussão da ESML
O Grupo de Percussão da ESML apresenta-se regularmente na ESML e fora de portas. Entre vários projetos recentes destaca-se a interpretação de “Estudos e Interlúdios” de António Pinho Vargas, num dos concertos do 1º Festival de Percussão da ESML, assim como a estreia europeia de Inuksuit, de John Luther Adams no festival Próximo Futuro da Fundação Gulbenkian.
https://percussao.esml.ipl.pt/grupo-de-percussao/
Laboratório de Música Mista
A música mista é um género musical que foi estabelecido desde a segunda metade do séc. XX. Pode ser definida como a junção do meio acústico com o meio electroacústico, mais concretamente: a combinação na preformação de um ou mais instrumentos acústicos com sons criados, processados ou reproduzidos eletronicamente.
A prática deste laboratório destina-se a desenvolver competências no domínio da preformação da música mista (de reportório ou composta por estudantes de composição especificamente para o grupo), improvisação e experimentação.
https://www.instagram.com/labmusicamistajlf/
Orquestra de Jazz
Orquestra de Sopros da ESML
A 19 de Novembro de 2004 é apresentada a recém-criada orquestra de Sopros da ESML sob a direção do autor do supracitado projeto, o maestro Alberto Roque.
Desde então a orquestra tem desenvolvido uma atividade que se enquadra nos objetivos académicos para a qual foi criada, nomeadamente na prática de um repertório específico de compositores de referência para estas formações, abordando diversas época e estilos musicais com vista a uma abrangente formação académica dos estudantes da ESML.
https://www.esml.ipl.pt/index.php/orquestras-e-ensembles/orquestra-de-sopros-da-esml
Orquestra Sinfónica da ESML
A Orquestra Sinfónica da ESML é um agrupamento formado por alunos das áreas de Instrumento de Cordas, Madeiras, Metais, Harpa e Percussão que visa oferecer uma prática orquestral de excelência aos seus membros, proporcionando-lhes durante o seu ciclo letivo, o contacto com o mais variado tipo de reportório. A Orquestra Sinfónica da ESML tem-se apresentado em concerto com um reportório que abrange períodos que vão desde o Barroco até ao Contemporâneo, tendo já efetuado primeiras audições em Portugal de obras de compositores estrangeiros, assim como estreias absolutas de obras compostas por alunos da própria escola.
https://www.esml.ipl.pt/index.php/orquestras-e-ensembles/orquestra-sinfonica-da-esml
Sala António Reis, ESTC
Vocacionada para o visionamento audiovisual. Dispõe de 75 lugares e de uma infraestrutura para a projeção de cinema em película (16 e 35mm) e de vídeo digital. A Sala António Reis, pode ser utilizada em conferências, palestras, apresentações e aulas.
Sala de Atos, IPL
Esta sala tem capacidade para 150 pessoas sentadas, com características que lhe conferem versatilidade para acolher diversos eventos culturais, desde conferências, teatro, música, cinema, dança e outros. Tem acesso com escadas e elevador para pessoas com mobilidade reduzida. Está disponível para marcações mediante análise prévia.
Salão Nobre, ESELx
Esta sala tem lotação máxima de 300 pessoas, comporta diversos eventos culturais: Teatro, Cinema, Concertos, Conferências. Está disponível para marcações mediante análise prévia.