ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA NOVA MEDICAL SCHOOL |
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
A Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AENMS) é a representante oficial dos estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL).
Rege-se pelos princípios do Movimento Associativo dos estudantes portugueses: a unicidade, o apartidarismo e o laicismo. Tem como objetivos primordiais representar e defender os interesses dos estudantes da NMS|FCM, contribuir para a sua integração na Faculdade e ainda promover a sua formação nas mais diversas áreas: Ciências e Investigação, Saúde Comunitária, Sociocultural e na Educação Médica.
HISTÓRIA
Os estudantes da NMS | FCM começaram a sua jornada académica em Lisboa, por uma das suas 7 colinas, a Colina da Saúde. Aqui, encontravam-se os Hospitais Civis de Lisboa e este foi o sítio escolhido para construir a Escola Médico-Cirúrgica. A primeira pedra deste edifício foi colocada em 1899, sendo que a sua inauguração ocorreu em 1906 para o XV Congresso Internacional de Medicina. Em 1906, abre como Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e em 1911, após a reforma do ensino, muda de denominação para Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 1954 é transferida para Santa Maria. Depois de um largo período de desocupação, a Faculdade reabre em 1977 como Faculdade de Ciências Médicas inserida na Universidade Nova de Lisboa.
A 15 de Maio de 1979 um grupo de alunos funda a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) e a 13 de março de 2023, procede-se à assinatura da escritura dos novos estatutos da Associação, marcando o início de um novo começo com a nova denominação de Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AENMS). Os seus objetivos são, como eram antes, a defesa e representação dos melhores interesses de todos os alunos. No entanto, o seu papel não se esgota nestes ideais. Neste momento a AENMS promove, todos os anos, um leque de atividades extracurriculares, desde o desporto à ciência, passando pela cultura e pela intervenção de ação social.