ACADEMIA CONSCIENTE

Face ao contexto social adverso e à desigualdade de oportunidades que se observam em algumas comunidades da cidade de Lisboa, surgiu a necessidade de criar uma solução organizada que garanta uma resposta efetiva e sustentável a longo prazo, e não apenas uma colmatação aparente mas temporária do problema. Esta problemática, aliada ao distanciamento verificado entre a comunidade estudantil e a cidade de Lisboa e ao alarmante alheamento dos estudantes relativamente às temáticas de cariz social, leva à necessidade de desenvolver um projeto sustentável que colmate estas problemáticas numa perspetiva a longo prazo. Surge assim a: Academia Consciente.

Este projeto, com espaço físico no Bairro Padre Cruz, tem em vista a promoção de um plano cultural, científico e pedagógico, dinamizado por estudantes universitários, e direcionado para crianças e jovens inseridos num contexto social adverso, visando a sua capacitação em termos de desempenho escolar, integração social e entrada no mercado de trabalho.

Prevê-se a realização de voluntariado semanal, por parte dos estudantes, no espaço disponibilizado, visando contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento e apoio da comunidade em que está inserido.