MOÇÃO GLOBAL 2016

Após um ano de atividade, a Federação Académica de Lisboa iniciou um processo de reflexão alargado sobre a realidade dos sistemas Científico e de Ensino Superior em Portugal, escrutinando, num exercício plural e de forma estrutural, cada uma das suas dimensões.

Do processo reflexivo levado a cabo ao longo dos últimos oito meses, pelas onze Associações de Estudantes que constituem a Federação Académica de Lisboa, resulta a Moção Global - Ensino Superior em Prospetiva, um documento que expressa uma orientação sólida, estruturada e consciente do Ensino Superior que almejamos.

Colocámos o Ensino Superior em Prospetiva. E fizemo-lo porque acreditamos que é do estudo aprofundado das influências conjugadas de causas técnicas, científicas, económicas e sociais que determinam a evolução da Ciência e do Ensino Superior em Portugal que podemos contribuir com posições sólidas, estruturadas e efetivas para a sua reforma.

É da profunda convicção que o sucesso do Ensino Superior em Portugal depende da reflexão e debate plural que apresentamos como contributo este documento, espelho de uma visão crítica, mas também conjunto alargado de propostas concretas, exequíveis e sustentadas, visando a sua valorização qualitativa e a diversificação dos seus públicos.

É com base nesta premissa que convocaremos e marcaremos posição no debate político, com todos os intervenientes no Ensino Superior e no Sistema Científico nacional, e que procuraremos caminhos convergentes para edificar um modelo de Ensino Superior capacitado para cumprir a sua função maior: democratizar o conhecimento.

É esta a nossa identidade, é esta a nossa causa!

DOWNLOAD DO DOCUMENTO