ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

O ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972. No âmbito das suas actividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, é uma instituição universitária que se destina à formação de quadros e especialistas qualificados, cujas competências culturais, científicas e técnicas os tornam aptos a intervir no desenvolvimento sustentado não só do país, mas também a nível global. Os seus objectivos estratégicos são a inovação, a qualidade, a internacionalização e o desenvolvimento de uma cultura empreendedora.

Mantendo o seu carácter de universidade pública, o ISCTE-IUL é hoje uma das três universidades (a par da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro) que optaram pelo regime de Fundação Pública, gerida em direito privado.

Com aproximadamente 9000 estudantes em programas de graduação (52%) e pós-graduação (48%), 400 docentes e 200 funcionários não docentes, o ISCTE-IUL orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país. Com forte procura, o ISCTE-IUL tem, sempre, preenchido a totalidade das vagas disponíveis.

O ISCTE-IUL estimula os seus estudantes a explorarem o seu potencial ao máximo, a desenvolverem a sua capacidade de iniciativa e de adaptação e a complementarem a sua formação académica com uma experiência internacional, tornando-os capazes de responder às necessidades do mercado de trabalho global. O ISCTE-IUL apresenta uma elevada taxa de empregabilidade dos seus diplomados atingindo, na maioria das áreas, resultados de 100%. Os seus ex-alunos desempenham hoje cargos de alta responsabilidade nas empresas, instituições e funções governamentais. Isto confirma não só o prestígio da Instituição, como a qualidade do ensino que ministra.

O ISCTE-IUL caracteriza-se por ser uma research university, contando com 9 centros de investigação avaliados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (4 excelentes, 3 muito bom e 2 bom).

No vector da prestação de serviços à comunidade foram sendo criadas múltiplas ligações a empresas e organizações (estatais e da sociedade civil) através de professores e diplomados do ISCTE-IUL. Destaca-se neste plano, o Instituto para o Desenvolvimento da Gestão (INDEG), que desenvolve uma acção, de grande reconhecimento público, na formação, pós-graduação e na investigação e serviços à comunidade, nas áreas da sua competência.

No domínio do empreendedorismo, o centro de investigação AUDAX é hoje uma referência nacional desenvolvendo parcerias com autarquias, associações empresariais, COTEC e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

 

 (in iscte-iul.pt/quem_somos/apresentacao)