Instituto Politécnico de Lisboa

O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), instituição de ensino superior público, com sede em Lisboa, iniciou a atividade em 1986. Os primeiros estatutos do IPL foram publicados em 1991, em 2009 foram aprovados os atuais estatutos.

Ao longo dos anos, o IPL congregou escolas e institutos superiores, inseridos na área geográfica de Lisboa, com longa história de ensino, constituiu também algumas das atuais unidades orgânicas.

Mais de 13.500 alunos estudam nas escolas e institutos do IPL, com uma oferta formativa de 37 licenciaturas e 46 mestrados, em regime diurno e pós-laboral.

Nos serviços da presidência, em Benfica, está sediado o órgão superior de governo da instituição, o presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, coadjuvado por dois vice-presidentes. Os serviços da presidência integram um “Centro de Serviços Comuns”, “Gabinetes de Apoio” e “Grupos de Trabalho ou Projeto” que asseguram o suporte logístico e funcional às diferentes unidades orgânicas e outras Unidades e Serviços do Instituto.

O Instituto Politécnico de Lisboa é uma das instituições de ensino superior público com maior índice de procura nas candidaturas do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. No ano letivo 2013/2014, apresentou uma taxa de colocação de 68 % na 1ª fase, representando a segunda taxa mais alta entre os institutos politécnicos.

Relativamente às vagas disponibilizadas, o IPL posiciona-se na 8ª posição a nível nacional, competindo com outras instituições de ensino superior universitário. Ressalta-se a aposta do IPL na oferta formativa no pós-laboral, posicionando a instituição em 1º lugar, a nível nacional, na oferta de vagas neste regime.

O elevado índice de procura dos cursos do IPL em 1ª opção, cerca de 68%, revela a projeção adquirida pela instituição no contexto do ensino superior.