Alojamento

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa (ULisboa) disponibiliza um conjunto de residências universitárias que visam alojar não só os seus estudantes mas também os professores e investigadores que a visitam.

Na ULisboa encontram-se em funcionamento 26 Residências Universitárias, 21 para estudantes e 5 para professores e investigadores, com cerca de 1407 camas.

Estas unidades de alojamento localizam-se, em várias zonas de Lisboa, algumas das quais junto às Escolas, estando equipadas com biblioteca, sala de estudo, rede sem fios, sala de convívio entre outras características que visam favorecer a estadia dos utilizadores.

Residência António Aleixo
Residência Artilharia Um
Residência Benfica
Residência Campo Grande
Residência D. Dinis
Residência Egas Moniz
Residência Engenheiro António Monteiro Alves
Residência Erasmus
Residência Filipe Folque
Residência Gago Coutinho
Residência Leite Vasconcelos
Residência Luís de Camões
Residência Lumiar
Residência Monte Olivete
Residência Motricidade Humana 1
Residência Motricidade Humana 2
Residência Ribeiro Santos
Residência Prof. Ramôa Ribeiro
Residência Tomás Ribeiro
Instituto Superior de Agronomia
Residência Eng.º Duarte Pacheco

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

O ISCTE-IUL dispõe de uma residência que, não sendo do SAS, anualmente são disponibilizadas vagas para estudantes bolseiros a um preço reduzido (o valor da mensalidade é revisto anualmente).

Como candidatar-se a alojamento na residência ISCTE?

Bolseiros – devem assinalar essa opção (quando questionados se pretendem alojamento em residência), no preenchimento do formulário de candidatura a bolsa, e fazer chegar ao SAS (por e-mail ou pessoalmente) o Formulário de Candidatura à Residência, devidamente preenchido/assinado, juntamente com a cópia do documento de identificação, nos prazos estabelecidos/divulgados pelo SAS.

Bolseiros já residentes – os alunos devem renovar a sua candidatura a alojamento a cada ano letivo. O SAS comunica os prazos de recandidatura e quais os procedimentos a adoptar.

Não bolseiros– contactar directamente a residência para: residencia@iscte.pt.

Mais informações sobre a Residência ISCTE aqui.

A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL (AEISCTE) disponibiliza na sua página oferta de alojamento para estudantes, através de uma Bolsa de Alojamento.

Universidade Nova de Lisboa

Os SASNOVA dispõem actualmente de três residências universitárias, com um total de 452 camas, para uso dos alunos da universidade, com preferência para bolseiros portugueses e estudantes estrangeiros de programas de mobilidade.

Residência Universitária Alfredo de Sousa (176 camas)

Residência Universitária Fraústo da Silva (208 camas)

Residência Universitária do Lumiar (68 camas)

Funcionamento

As Residências Universitárias dos SASNOVA regem-se por um Regulamento Geral do qual constam as condições de ingresso e de utilização de equipamentos, as normas de disciplina interna e de participação dos estudantes na respectiva gestão, conservação e limpeza.

Os SASNOVA prestam acompanhamento aos alunos com deficiências físicas e sensoriais, com o objectivo de promover a sua autonomia e inclusão no contexto académico. A Residência Universitária Alfredo de Sousa e a Residência Universitária Fraústo da Silva dispõem, cada qual, de um quarto individual, com casa de banho privativa, equipado para estudantes portadores de deficiência.

 

IPL - Instituto Politécnico de Lisboa

Os SAS/IPL dispõe de uma Unidade Residencial, com uma oferta de 200 camas:

  • Unidade Residencial Maria Beatriz, localizada no Campus do ISEL, com lotação de 200 camas;

Dispõe de diversos serviços de apoio, como acesso a lavandaria, cozinha e salas de estudo com acesso permanente à Internet. A Residência dos SAS/IPL destina-se prioritariamente a estudantes a frequentar Escolas/Institutos do Instituto Politécnico de Lisboa, que cumpram os requisitos para atribuição de Bolsa de Estudo e que pela distância ou inexistência de transportes públicos ou incompatibilidade dos horários, necessitam residir na localidade em que se situa o Estabelecimento de Ensino que frequentam. 

Ligações úteis: