Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

Universidade Nova de Lisboa

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML) é uma organização democrática, apartidária, representativa de todos os estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS | FCM)

A Associação rege-se pelos princípios do movimento associativo dos estudantes portugueses; a unicidade, o apartidarismo e arreligiosidade.

História

Os estudantes da NMS | FCM começam a sua jornada académica em Lisboa por uma das suas 7 colinas, a Colina da Saúde. Aqui, encontravam-se os Hospitais Civis de Lisboa e este foi o sítio escolhido para construir a Escola Médico-Cirúrgica. A primeira pedra deste edifício foi colocada em 1899, sendo que a sua inauguração ocorreu em 1906 para o XV Congresso Internacional de Medicina. Em 1906, abre como Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e em 1911, após a reforma do ensino, muda de denominação para Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 1954 é transferida para Santa Maria. Depois de um largo período de desocupação, a Faculdade reabre em 1977 como Faculdade de Ciências Médicas inserida na Universidade Nova de Lisboa.

A 15 de Maio de 1979 um grupo de alunos funda a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas. Os seus objetivos são, como eram a essa data, a defesa e representação do melhor interesse de todos os alunos. No entanto, o seu papel não se esgota nestes ideais, neste momento a AEFCML promove, todos os anos, um leque de atividades extracurriculares, desde o desporto à ciência, passando pela cultura e pela intervenção de ação social.

 

Contactos:

Site: www.aefcml.pt

E-mail: info@ae.fcm.unl.pt

Tel: 21 880 30 95