Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura

Universidade de Lisboa

Criada a 31 de Março de 1978, num conturbado período pós-revolução, a Associação de Estudantes do Departamento de Arquitectura de Lisboa surgiu da necessidade de salvaguardar os Estudantes de Arquitectura que até aí faziam parte da Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A separação do Departamento de Arquitectura das Belas Artes foi o mote para a metamorfose da chamada “Escola de Lisboa”, instituição com cinco séculos de história que viria a dar origem à Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL) e, subsequentemente, à AEFA como hoje a conhecemos.

Com sede no Pólo Universitário da Ajuda, a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura – hoje parte da Universidade de Lisboa – defende diariamente os interesses de cerca de 3000 estudantes, dos quais cerca de 400 são estrangeiros vindos de todos os cantos do mundo.

Privilegiando o património histórico de uma instituição com tradições centenárias, a AEFA trabalha em prol das mais variadas áreas do saber, desde as Ciências, passando pelas Humanidades e terminando nas Artes. Numa escola tão diversa, onde em cada esquina encontramos uma cultura diferente, a Associação de Estudantes promove a vida cosmopolita e combate sectarismos, em linha com a visão de que cada um é o espelho da sociedade que queremos construir.

Através das mais variadas iniciativas a AEFA braça a responsabilidade de promover a integração dos estudantes na vida universitária, académica e profissional. Unindo pensamentos, representando posturas e colaborando com a comunidade académica, a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura acredita que é sempre possível atingir um melhor Ensino Superior, com todas as valências que este contém.

Desde cedo que a AEFA assumiu um papel preponderante na intervenção a nível de Política Educativa. A nível nacional fica na sua história a luta contra implementação do sistema de propinas que actualmente está em vigor, bem como o trabalho realizado junto da órgãos decisores nas inúmeras tentativas de alterar as propostas do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior que renegaram para segundo plano o papel dos alunos nos órgãos de governo das escolas e universidades. A nível interno pode ser destacado o processo de Sindicância, numa altura em que a Faculdade de Arquitectura (UTL) atravessou um período particularmente conturbado devido à abertura de um vasto conjunto de novas licenciaturas.

Os princípios que regem a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura são os seguintes:

Independência: a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa é independente do Estado, dos partidos políticos, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, das organizações religiosas ou quaisquer outras;

Democraticidade: todos os estudantes têm o direito de participar na vida associativa, incluindo o de eleger e ser eleitos para os corpos directivos e de ser nomeados para os cargos associativos."

Tendo por base este enquadramento, a AEFA espera continuar a representar os seus alunos da melhor forma, promovendo a discussão, participação e intervenção de todos os alunos tendo sempre em vista a construção de um futuro mais próspero.

 

Contactos:

Morada: Rua Sá Nogueira, Pólo Universitário da Ajuda 1349-055, Lisboa, Portugal

E-mail: geral@aefa.pt

Tel: 211 450 070

Fax: 211 450 071

Site: http://www.aefa.pt