15º Meeting Internacional de Santo António de Lisboa

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) volta a organizar, em 2015, o Meeting Internacional de Santo António, competição que está agendada para 25 de junho e que faz parte do calendário internacional da modalidade.

O Meeting Internacional de Santo António de Lisboa teve a sua 1ª Edição em 1989, no antigo Estádio José de Alvalade e até 2002, ano da 14ª edição, tornou-se num dos Meetings de referencia do atletismo Europeu, fazendo passar por Lisboa atletas como Javier Sottomayor (recordista do mundo de Salto em Altura), Jürgen Schult (recordista do mundo do Lançamento do Disco), Sergey Bubka (ex-recordista do mundo de Salto com Vara), Ben Johnson (ex-recordista do mundo dos 100 metros), Ivan Pedroso (campeão olímpico de salto em comprimento e 4 vezes campeão do mundo), Natalya Shikolenko (campeã do mundo de lançamento do Dardo), Natalya Sadova (campeã olímpica de lançamento do disco), entre muitos outros nomes de relevo internacional e que fizeram história no Atletismo.

Entre os atletas portugueses, o Meeting de Santo António assistiu à obtenção de vários recordes de Portugal, um deles ainda se mantém nas listas das melhores marcas nacionais, o de salto em comprimento, por Carlos Calado, que em 1997 saltou 8.36 metros, numa edição que teve lugar no Estádio 1º de Maio.
O Meeting Internacional de Santo António foi suspenso por motivos financeiros após a edição de 2002, voltando ao calendário nacional e internacional este ano de 2015, para aquela que será a sua 15ª edição.

Para Jorge Vieira, presidente da FPA, “voltar a organizar o Meeting Internacional de Santo António de Lisboa é um sonho antigo, pelo qual temos trabalhado nos últimos tempos, um sonho que só é possível concretizar este ano graças ao apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara Municipal de Lisboa.“

“Os tempos são outros, mas queremos que o Meeting de Santo António tenha um crescimento sustentado e que se volte a ser uma referência no calendário internacional, e isso só será possível com o apoio de instituições, empresas e do público português, que espero que adira em massa a esta iniciativa, para ver e apoiar os principais atletas nacionais e alguns internacionais” refere ainda o líder federativo.

A Federação Académica de Lisboa assume a condição de parceira da organização deste evento no âmbito do recrutamento de voluntários junto da comunidades estudantil e através das associações de estudantes federadas.
Sobre o assunto, André pereira, presidente da FAL, refere "É motivo de congratulação ver um evento de referência voltar aos calendários competitivos internacionais após um interregno de 13 anos graças à cooperação entre a FPA, o IPDJ e a CML. A cidade de Lisboa tem muito para oferecer ao nível do desporto e estamos seguros que esta será uma oportunidade de demonstrá-lo."
Também para os estudantes da região de Lisboa esta é uma oportunidade única de aprendizagem e de envolvimento no desporto, designadamente através do Programa de Voluntariado"
    
As inscrições para o  Programa de Voluntariado do XV Meeting Internacional de Santo António de Lisboa estão abertas através do link em baixo. O prazo limite para a realização da inscrição termina no dia 5 de Junho.



 

Formulário de inscrição: clique aqui