FAL reúne com Secretaria de Estado

Da Reunião entre a Secretaria de Estado do Ensino Superior e os representantes do movimento associativo, ocorrida esta sexta-feira, retiram-se avanços determinantes, em particular nas matérias de Financiamento das Instituições de Ensino Superior e na Revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, matérias para as quais o movimento associativo muito tem alertado.

 

No que ao financiamento das instituições diz respeito, a Secretaria de Estado avançou que dará a conhecer a Universidades e Politécnicos, no próximo dia 10 de Fevereiro, a proposta de fórmula de financiamento, a aplicar no próximo ano lectivo. No entanto, não houve considerações que aprofundassem as características do novo modelo de financiamento, prometido com o lançamento do documento de Linhas de Orientação Estratégica para o Ensino Superior, apresentado no passado mês de Maio.

Simultaneamente, foi avançada ainda a confirmação de que a criação da Comissão de Trabalho para revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas avançará nos próximos dias e que contará com a presença de dois estudantes, elementos do CRUP e do CCISP e ainda representantes dos Serviços de Acção Social. 

Ao longo do encontro foi ainda abordada a questão da regulamentação da figura dos Consórcios entre as instituições do Ensino Superior, não estando garantido que o mesmo diploma avance ainda na presente Legislatura.

Por último, o Secretário de Estado de Ensino Superior afastou da agenda do Governo a introdução de formações de 3º ciclo no Ensino Politécnico.